Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Casa dos Contos

Hoje vou dar uma paradinha no cotidiano, para falar sobre uma matéria da Arquitetura & Construção que sempre releio porque acho a casa maravilhosa e sua história.
Trata-se da história da Casa dos Contos.
A casa foi obra da artista plástica Leyla Mattoso, que construiu e mantém há 32 anos na cidade de Araçariguama,em São Paulo.
Tudo começou quando Leyla iniciou a construção de sua casa com restos de demolição no elegante bairro do Jardim Paulista em 1964, e o inusitado do feito, mereceu reportagens em várias revistas, "São paulo inteira estava sendo demolida, era fácil encontrar coisas belas", recorda-se.
Apaixonada por preciosidades, a coleção não parava de crescer, e ao procurar uma lareira, conheceu o arquiteto Adolpho Lindenberg. Ele não tinha a lereira procurada, mas, encantado com a idéia de um museu para abrigar salvados de demolições, doou todas as peças que colecionava. Cinco anos depois Leyla criou com seus próprios recursos, a Casa dos Contos.



Tudo que se vê no museu veio de casas demolidas - das pedras do piso aos portões de ferro batido


Azulejos italianos de 150 anos, gregas há meio século fora de linha, pisos alemães, peças quase contemporâneas, estão lado a lado.

Azulejos franceses

Vitrô da antiga Câmara dos Deputados, à rua Líbero Badaró

Nenhum comentário:

Postar um comentário