Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bonecas Waldorf - Recém Chegados :: Waldorf Dolls

Apresento o João e Betina, "Bonecas Waldorf", confeccionados segundo a pedagogia Waldorf. São bonecos feitos em malha de algodão, lã de carneiro (materiais inteiramente naturais) e feitas artesanalmente.

(...) Podemos chamar de pedagógica" a boneca construída observando alguns parâmetros: material natural, proporções e formas correspondentes às humanas saudáveis, fisionomia sem caricaturas ou expressões fixas e confecção manual.(...)
Nina Veiga.
As bonecas são confeccionadas de material natural, por eles oferecerem uma experiência tátil muito importante.

(...) O contato da criança com materiais vivos ajuda no desenvolvimento do sentido do tato, importante base para o desenvolvimento saudável da percepção do eu e do mundo(...)
(...)A boneca deve ser um espelho da criança, onde se reflete sua anatomia e suas características étnicas. Se a criança for morena ou loira, a boneca também o será, quando negra ou parda, a boneca deve ser da mesma cor(...)

(...) Para os educadores, á boneca étnica é um importante instrumento de vivência em sala de aula. As várias etnias reunidas no brincar pedagógico em sala de aula tem o poder de promover a interação social, a tolerância e o respeito pelas diferenças.(...)

(...)O brincar com bonecas tem uma importãncia especial para os meninos.
(...) quando o pai presenteiao filho com um boneco, colabora para a queda de estereótipos que podem atrapalhar a criança em suas relações sociais e familiares quando adulto.(...)





Posted by Picasa



Referências - Oficina da Boneca Waldorf - Nina Veiga Atelier (Apostila)

5 comentários:

  1. João e Betina são realmente encantadores!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Heloísa! Acabei de chegar no blog e já gostei muito de tudo o que espiei! Cheguei aqui através dessa postagem sobre bonecos Waldorf, os seus estão lindos! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol!
    Que bom que vc gostou.
    Estou retornando hoje, e espero vê-la sempre por aqui.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. lindas!!! fazia muito tempo que queria descubrir os segredo das bonecas com as cabecinhas bem formadas pesquisando no google encontrei totalmente diferente do que eu pensava muito lindas bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Adriana.
    Apareça sempre!
    BJs

    ResponderExcluir