Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

Clarissa Pínkola - Inspirações :: Clarissa Pínkola - Inspirations


Estou lendo o maravilhoso livro de Clarissa Pínkola - "A Ciranda das Mulheres Sábias", onde ela afirma de uma forma veemente, a nossa sabedoria intrínseca.
O livro é muito inspirador, além do que, mais parece uma oração. É cheio de referências, deliciosas que adoramos como complemento de uma conversa gostosa, como lareiras, louças bonitas, menta fresca... o livro inicia assim:

(...)" Preparei a lareira perfeita para nós. O fogo vai durar a noite inteira - suficiente para todas as nossas "histórias dentro de histórias". Um momentinho só, enquanto termino de lavar a mesa com menta fresca. Pronto, vamos usar a louça bonita.
Vamos beber o que estávamos reservando para uma "ocasião especial" é qualquer ocasião à qual a alma esteja presente. Você já percebeu? "Reservar" para outra hora é o jeito que o ego rabugento, que não acredita que a alma mereça prazer no dia-a-dia. Mas ela merece, de verdade. A alma sem dúvida merece". (...)

Todo o texto é tão íntimo que a impressão que tenho, é estar de fato ouvindo uma amiga muito querida. A narrativa tem muitas referências do do universo feminino, como um tapetinho na frente da lareira, pantufas e xales, louças bonitas, coisas que tornam o nosso dia-a-dia muito reconfortante.

(...) "Decerto, podem-se encontrar debaixo de sua cama pantufas de sete léguas de lamê dourado. E através dos seus óculos, quase tudo que pode ser visto há de ser visto. O tapetinho diante da sua lareira pode realmente ser um tapete mágico. Quando aberto, é provável que seu xale tenha capacidade de acionar os cães do inferno ou então de invocar as mais estreladas noites".


(...)"Entretanto, no meio de qualquer tempestade ou descontentamento, a bela força da vida estará para sempre preservada pela mulher oculta, que sempre se esforçará para que saiba que consertos e impulsos começam novamente no próprio momento em que somos destruídas.
Assim, essa força interior atua como uma grand-mère, a maior das avós, a essencia da sanidade e da sabedoria da alma que sempre nos guia e que jamais, nos abandonará." (...)

Um livro imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário